Médicos alertam sobre riscos do manuseio de fogos de artifício

Médicos alertam sobre riscos do manuseio de fogos de artifício

Conforme alerta da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão (SBCM), é necessário redobrar os cuidados com os fogos de artifícios durante as festas de final de ano.

Dados do Ministério da Saúde revelam que de 2019 a 2022, o Sistema Único de Saúde (SUS) registrou 1.548 internações por ferimentos causados pelo equipamento à média de um caso por dia.

Em 2023, informações preliminares do ministério mostram um total de 266 internações com esse mesmo perfil, efetuadas entre janeiro e setembro.

Segundo o diretor de Comunicação da sociedade, Sérgio Augusto Machado da Gama, nesta época do ano, os fogos constituem grande preocupação por causa dos acidentes que provocam. “As mãos, principalmente, são as partes do corpo mais expostas, além do punho, rosto e olhos, inclusive. São os lugares onde a gente vê mais acidentes com fogos de artifício.”

Os fogos de artifício devem ser comprados em lojas especializadas e não de fabricação caseira e não devem ser reutilizados quando não acendem. Evitar beber antes de acender fogos de artifício é outra recomendação dada pelo médico, porque isso aumenta a chance de acidentes.

Ainda segundo o médico, existem cidades no mundo, como Praga, capital da República Tcheca, que proibiram a prática de queima pública de fogos, por conta da poluição, de risco de acidentes e de aglomerações.

Fonte: Radar DF

Recomendado Posts

Nenhum comentário ainda, adicionar a sua voz abaixo!


Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *