Como o ChatGPT e o chinês Ernie respondem às mesmas perguntas

Como o ChatGPT e o chinês Ernie respondem às mesmas perguntas

O Ernie Bot 4.0, apresentado pela Baidu, é comparado ao popular ChatGPT com o avançado modelo de IA GPT-4. Entretanto, o chatbot chinês é um pouco limitado em relação à versatilidade linguística, sendo mais adaptado ao idioma de sua terra natal e tendo um desempenho um pouco menor quando atua em inglês.

Por sua vez, o GPT-4 brilha no inglês, também tendo ótima atuação quando em outras línguas, como a alemã. Levando em consideração o idioma com o qual os chatbots melhor atuam, jornalistas da CNN fizeram um teste curioso, em que cada um respondeu do seu jeito às mesmas perguntas, como se fosse em uma avaliação na sala de aula. Como será que eles foram?



Leia também:

Ernie mais por dentro das atualizações sobre celebridades e política

Ernie 4.0 mostrou estar “mais atualizado” que o ChatGPT quando o assunto foi o cenário de agora das celebridades e da política . O bot chinês lembrou que Taylor Swift se tornou bilionária, que houve a troca recente de ministro da Defesa da China e que o ator Matthew Perry, da série “Friends”, não está mais entre nós. Para as mesmas perguntas, o chatbot da OpenAI não se mostrou tão preciso, já que o GPT-4 atua com informações até abril de 2023.

Redigindo e-mail

Tanto o Ernie quanto o ChatGPT ajudaram um designer gráfico a formular um e-mail para pedir aumento, fornecendo argumentos convincentes. O robô chinês foi mais perspicaz, sugerindo considerar o humor da empresa e restrições orçamentárias. Enquanto isso, o bot com GPT-4 aconselhou a inclusão de um documento com as conquistas recentes do funcionário.

Boas sugestões para a alimentação saudável

Na hora de propor um almoço com alto teor de proteína e baixo teor de carboidratos, os chatbots deram ideias como saladas de frango grelhado e pratos baseados em atum. Em alguns pontos, pareceu que Ernie “colou” do ChatGPT (ou que o ChatGPT colou do Ernie). Mas claro, nenhum robô colou do outro.

Pisando em ovos

Quando as perguntas foram sobre questões controversas relacionadas aos países de origem, como a igualdade racial nos Estados Unidos, política externa norte-americana ou o massacre da Praça Tiananmen, Ernie e ChatGPT demonstraram abordagens distintas. O bot chinês desviou do assunto na hora de responder do terrível evento ocorrido na China em 1989 (também conhecido como “Massacre da Praça da Paz Celestial”). Mas o GPT-4 acabou fornecendo uma descrição mais precisa do que aconteceu em Pequim naquele ano.

Perguntas sobre Xi Jinping e os limites do mandato presidencial na China também foram mais “delicadas” para Ernie em contraste com a abordagem mais robusta do GPT-4. Porém, o bot chinês foi direto ao afirmar que a igualdade racial continua a ser um sonho distante nos Estados Unidos, refletindo as estatísticas de discriminação em várias áreas – diferente do ChatGPT, que optou por uma abordagem mais diplomática, sem tomar uma posição definitiva.

O robô da Baidu também chamou de injusta a política externa dos EUA, adotando um tom mais crítico. Enquanto o chatbot da OpenAI respondeu com um tom mais neutro.

De qualquer forma, o teste se mostrou bem interessante, retratando o Ernie Bot e o ChaGPT mais avançado em características únicas de IA e adaptabilidade em tarefas variadas. A reportagem da CNN lembra que, para uma referência da indústria em termos de capacidades tecnológicas, o desempenho do chatbot chinês ainda é inferior em comparação com o GPT-4. Mas o robô da Baidu já diminuiu a diferença.



Fonte

Recomendado Posts

Nenhum comentário ainda, adicionar a sua voz abaixo!


Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *