O fim de semana em Brasília promete muita arte, com exposições, cinema, oficinas e dança. No Memorial dos Povos Indígenas, a exposição As Mulheres Cabaças celebra a força feminina indígena. Já no Cine Brasília, uma programação especial em homenagem a Vladimir Carvalho. 2 de fevereiro, domingo, é dia de Iemanjá. No Distrito Federal, as celebrações à rainha do mar e Oxum, senhora das águas doces, acontecem na Festa das Águas, na Praça dos Orixás.
Confira tudo isso e mais na agenda cultural deste fim de semana.
Exposição As Mulheres Cabaças
O público poderá apreciar, até o dia 16 de fevereiro, no Memorial dos Povos Indígenas, as obras de As Mulheres Cabaças, uma homenagem à ancestralidade e ao protagonismo feminino do povo Mehin (Krahô). A entrada é gratuita, de terça a domingo, das 9h às 17h.
Idealizada pela artista indígena Kessia Daline Krahô, a exposição apresenta um conjunto de trinta cabaças que narram histórias fundamentais para a formação e a identidade de seu povo, homenageando a luta e a força das mulheres indígenas. As peças destacam a força matriarcal e a sabedoria ancestral que atravessa gerações. Além disso, a mostra resgata a simbologia das cabaças como representação do feminino, da fertilidade e da conexão com a terra.
Sob essa perspectiva, Kessia Daline Krahô exalta a cosmovisão cultural dos Mehin, enfatizando a conexão sagrada entre as mulheres indígenas, a natureza e todos os elementos que compõem o universo. “Nós, mulheres indígenas, estamos intimamente ligadas à terra e aos ciclos que sustentam a vida”, reflete a artista.
A exposição conduz os visitantes por uma jornada imersiva em três histórias essenciais para a identidade cultural dos Mehin. A criação do cosmos e da vida representa a origem do universo e o papel central das mulheres como criadoras e guardiãs. A segunda história mostra a centralidade feminina nos conhecimentos sobre a terra, nutrição e medicina e a terceira história se aprofunda no entendimento de quem são as mulheres cabaças e celebra o protagonismo das mulheres indígenas na política, economia e preservação dos ciclos naturais.
Serviço
Memorial dos Povos Indígenas
(Zona Cívico-Administrativa, em frente ao Memorial JK)
Funcionamento: De terça-feira a domingo, de 09h às 17h
Acesso: gratuito
Homenagem a Vladimir Carvalho no Cine Brasília
Um dos maiores cineastas brasileiro, que também foi professor da Universidade de Brasília (UnB), Vladimir Carvalho completaria 90 anos nesta sexta-feira (31). Para comemorar o legado do artista, o Cine Brasília promove a mostra Homenagem a Vladimir Carvalho: Caçador de Raízes e Memórias, em cartaz entre 31 de janeiro e 05 de fevereiro, com entrada gratuita.
Serão exibidos dez filmes, produzidos entre 1962 e 2016, que mostram a voz potente e o olhar sensível de Vladimir, divididos em 5 programas. Nesta sexta-feira (31), para marcar a data do aniversário do cineasta, haverá um debate com Berê Bahia, Marcos de Souza Mendes, Sérgio Moriconi e mediação de Igor Z. Cerqueira. A sessão começa às 18h e o debate será logo em seguida.
Confira a programação:
Programa 1 | Sessão + debate
31.01 – 18h
Os Romeiros da Guia (1962) – codireção de João Ramiro Mello
Quilombo (1975)
Pankararu de Brejo dos Padres (1977)
Programa 2
02.02 – 20h
Vila Boa de Goyaz (1974)
O Engenho de Zé Lins (2007)
Programa 3
03.02 – 20h
Vestibular 70 (1970)
Rock Brasília – Era de Ouro (2011)
Programa 4
04.02 – 20h
A Bolandeira (1968)
O País de São Saruê (1971)
Programa 5
05.02 – 20h
Cícero Dias, o Compadre de Picasso (2016)
Festa das Águas
Neste sábado e domingo (1 e 2), a Festa das Águas vai comandar as celebrações, no Distrito Federal, em homenagem a Iemanjá, na data em que a orixá é celebrada em todo o país. Prestando honrarias às águas do Lago Paranoá, a festividade também celebra Oxum.
A festa é gratuita e a programação destaca a união simbólica entre o Cerrado e o oceano, representada pelo encontro de Oxum com Iemanjá. As atividades iniciam no sábado (1), às 16h, com as Feiras de Artesanato Tradicional e de Gastronomia Afro, convidando o público a um mergulho nos sabores e saberes das tradições afro-brasileiras.
Ainda às 16h, o Entardecer dos Ojás proporciona um momento simbólico de conexão com o sagrado. As árvores da Praça dos Orixás são adornadas com ojás brancos, reafirmando a resistência e a força das tradições afro-brasileiras. O banho de cheiro e a defumação criam um ambiente de renovação e celebração.
No domingo (2), as feiras e espaços seguem com os mesmos horários. Além da programação de celebração às Orixás e das feiras, haverá muitas atrações musicais, como Sambadeiras de Bimba Filhas de Biloca (DF), Maracatu do Boiadeiro Boi Brilhante (DF), Samba da Tia Zélia (DF), Ane Êoketu (DF), Mariana Aydar (SP) e muito mais
Confira a programação completa clicando aqui.
Serviço
O quê: Festa das Águas
Onde: Praça dos Orixás, Setor de Clubes Esportivos Sul Trecho 2
Quando: 1 e 2 de fevereiro, às 16h
Quanto: gratuito
Classificação indicativa: livre para todas as idades
4º Encontro dos Angoleiros do Sertão
Neste fim de semana, Brasília sediará o 4° Encontro dos Angoleiros do Sertão – Etapa DF. O evento, que celebra a Capoeira Angola como arte, resistência e transformação social integra a Rota Turística Viva Lago Oeste. Gratuita, a programação conta com oficinas, bate-papos e rodas de capoeira e de samba.
O evento é voltado a praticantes de capoeira, turistas e pessoas interessadas na cultura afro-brasileira. “O encontro celebra as atividades ligadas à capoeira que são feitas no Brasil e em outros países por meio do grupo dos Angoleiros do Sertão. Teremos capoeiristas de outros estados e também de outros países que estarão aqui para ministrar palestras, oficinas e rodas de capoeira”, explica o contramestre Minhoca, como é conhecido o organizador da etapa do DF e representante do grupo dos Angoleiros do Sertão.
Na sexta-feira (31), as atividades começam às 9h e seguem até as 18h, com oficinas e rodas de capoeira de Angola .No sábado (1º), o evento segue para a Feira Asproeste para a exibição de uma roda de capoeira de Angola e samba rural das 9h às 12h. No período da tarde, das 17h às 21h, as rodas e oficinas retornam à chácara. No domingo (2), voltam a ocorrer oficinas e rodas a partir das 9h, com encerramento do encontro às 13h.
Confira a programação:
Sexta (31)
Chácara Espaço do Cerrado
9h: Oficina de capoeira de Angola
10h: Oficina de capoeira de Angola
11h: Roda de capoeira de Angola
15h: Oficina de capoeira de Angola
16h: Oficina de samba rural
18h: Bate-papo
Sábado (1º/2)
Feira Asproeste
9h às 12h: Roda de capoeira de Angola e samba rural
Chácara Espaço do Cerrado
17h: Oficina de capoeira de Angola
18h: Roda de capoeira de Angola
21h: Samba rural
Domingo (2/2)
Chácara Espaço do Cerrado
9h: Oficina de capoeira de Angola
10h: Roda de capoeira de Angola
11h: Samba rural
13h: Encerramento.
Oficina de frevo
O Instituto Cultural Menino de Ceilândia, em parceria com o Balé Popular Marafreboi, está promovendo oficinas gratuitas de frevo. Os encontros acontecem às quartas, a partir das 18h, com local a definir, e ao sábados, às 10h, na sede do Menino da Ceilândia (QNQ 05 Área Especial Módulo E – St QNQ Ceilândia Norte)..
As aulas acontecerão até o dia 26 de fevereiro e são gratuitas. As inscrições são feitas por meio de formulário.
Exposição de quadrinhos nacionais
Em comemoração ao Dia do Quadrinho Nacional, celebrado em 30 de janeiro, a Biblioteca Nacional de Brasília (BNB) promove a exposição Quadrinhos Nacionais do Acervo da BNB, apresentando a riqueza dos quadrinhos brasileiros. Na ocasião, será possível conhecer parte da história das HQs, do pioneirismo brasileiro, personagens e artistas importantes, curiosidades e um pouco de Brasília. A mostra vai até o dia 28 de fevereiro e a entrada é gratuita.
Circo
O Circo Vitória desembarcou no Gama para dois meses de espetáculos e oficinas circenses gratuitas para crianças, adolescentes e jovens, no contraturno escolar. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas pessoalmente, nas redes sociais, ou pelo telefone (61) 98381-5537, enquanto houver vagas.
Aos sábados, domingos e feriados, os espetáculos ocorrem em três horários: 16h30 ,18h30 e 20h30. Segundo os organizadores, todo adulto pagante de inteira tem direito a entrada gratuita de uma criança de até 10 anos.
Oficinas
O Museu de Arte de Brasília (MAB) está com um ateliê de férias, o MAB Educativo, com atividades de pintura, escultura e teatro, além das visitas mediadas, inclusive em inglês.
Outra dica é visitar o Sesi Lab, que está com entrada gratuita para o Festival Brinca+, com atrações e oficinas para crianças de todas as idades.
Nesta sexta-feira, o espaço traz, das 15h às 16h30, a oficina Viajando pelo Centro-Oeste, que propõe uma viagem pela obra de Dalton Paula, artista nascido no Distrito Federal e que hoje reside em Goiânia, explorando materiais, formas e cores e usando técnicas como assemblagem, monocromática, reciclagem de materiais e lambe-lambe.
No sábado (1º), é a vez da oficina Conhecendo a argila, com Cerâmica Mica, entre as 14h e as 15. O foco é proporcionar experiências sensoriais com a argila em diferentes estados físicos, mais líquida, mais dura e mais maleável. Serão disponibilizadas ferramentas e elementos que estimulem a interação da criança com a matéria.
Já no domingo (2), a oficina Contação de histórias e criação de bichos, ta,b[e, com Cerâmica Mica, trará a história Como surgiram o pequi, o lobo-guará e outros bichos do Cerrado ou o dia em que a mata enganou Seu Estrelo, do livro O mito do calango voador e outras histórias do Cerrado, de Tico Magalhães. O objetivo é estimular a modelagem e criação de bichos e seres imaginários com argila, sementes, galhos e folhas.
Informações sobre inscrições e horários podem ser consultados nas redes sociais do espaço.
Último fim de semana de Jardim para Tchekhov
Com sessões cheias desde a estreia, a peça faz suas últimas apresentações neste final de semana, de quinta a domingo, no Teatro do CCBB. E no dia 1º/2, sábado, a partir das 17h, o elenco debate, com o público, o processo de criação das personagens para o espetáculo
Protagonizada por Maria Padilha em texto original de Pedro Bricio e direção de Georgette Fadel, Um Jardim para Tchekhov discute os tempos de intolerância vividos no país. Integram o elenco Leonardo Medeiros, Erom Cordeiro, Olivia Torres e Iohanna Carvalho.
Transitando entre a comédia, o lirismo e o drama, a peça narra a história de uma consagrada atriz de teatro, Alma Duran, vivida por Maria Padilha, que vai morar com sua filha, a médica Isadora (Olivia Torres), e seu genro Otto, um delegado de polícia (Erom Cordeiro).
Serviço:
Um Jardim para Tchekhov
Local: Teatro do Centro Cultural Banco do Brasil Brasília
Dias e horários: quinta a sábado, às 19h30, e domingo, às 17h
Acessibilidade: todas as sessões de sábado contarão com tradução em Libras
Ingresso: R$ 30 (inteira), e R$ 15 (meia), à venda no site e na bilheteria física.
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::
Edição: Flávia Quirino
Fonte: Brasil de Fato DF