Os consumidores brasileiros ganharam mais uma opção de varejista online esta semana: a gigante chinesa Temu começou as vendas por aqui nesta quinta-feira (7). Rival de Shein, Shopee e AliExpress, o e-commerce vende desde produtos de beleza, joias e roupas até eletrônicos e móveis, e estreou com promoções.
Temu chegou ao Brasil
A chegada do e-commerce chinês Temu já era antecipada há alguns meses. A plataforma é uma espécie de Shein e Shopee, e vende de tudo, desde roupas até móveis e eletrônicos.
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A estreia por aqui foi generosa: logo na página inicial é possível encontrar promoções de até 90% de desconto e frete grátis para todo o Brasil.
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E tem taxa?
- A estreia oficial da Temu vem um dia depois de o Senado Federal aprovar a “taxa das blusinhas”, que quer cobrar imposto de 20% em produtos de até US$ 50 (cerca de R$ 250). O projeto, no entanto, vai voltar para a Câmara;
- Atualmente, os produtos importados na mesma faixa de valor não estão sujeitos a taxação se estiverem no programa Remessa Conforme. O Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) estadual, de 17%, ainda é cobrado;
- A Temu está inscrita no programa e, por ora, as compras de até US$ 50 não terão imposto de importação, apenas o ICMS.
![e-commerce brasil](https://img.odcdn.com.br/wp-content/uploads/2022/04/shutterstock_e-commerce-brasil.jpg)
Quem é a Temu e porque ela ameaça Shein e Shopee
O Olhar Digital já abordou o tema nesta reportagem. Vamos a um resumo:
A Temu é uma varejista fundada em 2022 pela gigante chinesa Pinduoduo Holdings. O slogan “compre como um bilionário” rapidamente chamou a atenção e a empresa já expandiu sua atuação para cerca de 50 países (agora, incluindo o Brasil).
Além da Shein e da Shopee, duas outras varejistas online disponíveis no Brasil, a Temu rivaliza diretamente com a Alibaba. Ambas competem pelo primeiro lugar entre as companhias chinesas mais valiosas listadas na bolsa de valores dos Estados Unidos. Atualmente, a Temu tem um valor de mercado próximo de US$ 200 bilhões (R$ 1 trilhão).