Alunos chegaram à reta final do Curso de Formação de Pesquisadores Populares do Sol Nascente e Pôr do Sol, com finalização e construção do formulário/ pesquisa, que logo será aplicado à comunidade do território.
O questionário tem como objetivo coletar dados através da entrevista aplicada e fazer o mapeamento da atual situação vivenciada pelos moradores na região.
Será possível, por meio da pesquisa, acompanhar como a comunidade observa os serviços e estruturas existentes no território.
O levantamento do questionário contribuirá para o fomento e desenvolvimento das iniciativas públicas futuras e possibilitará melhor entendimento sobre o comportamento da comunidade.
O modelo do questionário foi fruto de coleta de dados no território do Sol Nascente e Por do Sol, com as observações dos pesquisadores populares.
No questionário foram trabalhados pilares importantes como saúde, saneamento, sustentabilidade, segurança Alimentar, segurança pública, educação e cultura periférica.
Ao longo desta próxima quinzena de novembro a comunidade já verá os pesquisadores populares nas ruas do Sol Nascente e Por do Sol.
Os pesquisadores populares estarão identificados com crachá e camiseta do Instituto Fiocruz. O morador poderá conferir os dados dos pesquisadores através do QR Code disponível no seu crachá.
O projeto foi fruto de parceria entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Instituto de Pesquisas e Estatísticas do Distrito Federal (IPEDF).
Por Eli Couto
*Comunicadora do Papo Reto
TV Estação 26