Os veículos elétricos prometem ser o futuro dos transportes, mas carros, motos e bicicletas não são os únicos: os barcos elétricos também já são realidade ao redor do mundo.
Uma modalidade específica está lentamente fazendo sucesso e promete gastar menos energia em passeios silenciosos e rápidos: os hidrofólios, tipo de barco elétrico que tem design diferente como segredo.
Leia mais:
Barco elétrico diferente está ganhando espaço no mercado
- Os hidrofólios são embarcações com design diferente: a estrutura inferior é semelhante à sola de patins ou um planador e permite reduzir o atrito com a água;
- O resultado são passeios suaves e silenciosos, que gastam menos energia do que lanchas e catamarãs elétricos. Segundo o Electrek, eles usam apenas 20% da mesma energia que um barco elétrico “comum” precisa;
- Esses modelos já existem há décadas, mas com motores de combustão interna. Agora, eles também entraram na tendência da eletrificação.
![](https://img.odcdn.com.br/wp-content/uploads/2024/05/vessev-1024x585.png)
Alguns modelos já saíram do papel
Um dos hidrofólios elétricos que já saiu do papel é o Candela P-12. A responsável, a empresa Candela, de Estocolmo (Suécia), começou com lanchas elétricas e colocou o primeiro protótipo de hidrofólio para navegar em 2016.
O P-12 é o lançamento mais recente e deve servir para uso comercial como balsa em rios, lagos e arquipélagos na cidade sueca. O modelo está passando por testes na água desde o ano passado e já tem serviço planejado: será usado no Lago Manapōuri, na Nova Zelândia, onde deve poupar 240 toneladas de emissões anuais em substituição a barcos de combustão.
![](https://img.odcdn.com.br/wp-content/uploads/2024/06/candela-p-12-1024x576.webp)
Outro barco elétrico hidrofólio despontando é o VS-9 da Vessev, startup da Nova Zelândia. A companhia revelou que a balsa elétrica com capacidade para nove pessoas concluiu os testes intensivos na água com sucesso. O Olhar Digital já publicou sobre esse barco aqui.
Veja como foi:
Outro nome importante da indústria é a Navier (imagem de capa), startup da Califórnia (EUA) que também quer alavancar seu negócio de hidrofólios elétricos. O modelo foi lançado em 2023 e teve seu programa piloto de serviço comercial anunciado este ano.
A intenção é usá-lo para transportar passageiros da Stripe, companhia de pagamentos, nos arredores de São Francisco (EUA). A viagem, que normalmente levaria uma hora de balsa, vai levar metade do tempo com o barco elétrico.