IPTU e IPVA 2022: confira valores de imóveis e veículos para cálculo dos impostos no DF

A Secretaria de Economia do Distrito Federal divulgou os valores que serão utilizados como base de cálculo para o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e para o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para 2022. Confira:

Os valores usados para o cálculo dos imóveis e veículos estão mais caros neste ano, porque a Câmara Legislativa do DF (CLDF) aprovou um reajuste de 10,42%. O aumento levou em conta a inflação, por meio do Índice Nacional de Preços do Consumidor (INPC), medida entre setembro de 2020 e agosto de 2021.

As alíquotas desses impostos permanecem as mesmas. Para o IPVA, a cobrança é de 3% para automóveis, 2% para motocicletas e 1% para caminhões e micro-ônibus. Já para o IPTU, as alíquotas permanecem em 0,3% para imóveis residenciais, 1% para imóveis comerciais e 3% para lotes vazios.

Para imóveis em construção com alvaráas alíquotas serão reduzidas de 3% para 1% por 36 meses, conforme a Lei nº 7.037/2021, sancionada na última quarta-feira (29).

Pagamento dos impostos

 

O IPTU deve começar a ser pago em 16 de maio, e os contribuintes que optarem por quitar em cota única terão 10% de desconto no imposto. A taxa pode ser dividida em até seis vezes, com pagamento das parcelas entre maio e outubro.

Para o IPVA, os contribuintes que optarem em pagar o tributo em uma única parcela também terão desconto de 10% na taxa. No ano de 2022, o imposto também pode ser dividido em até seis vezesA primeira parcela vence em 21 de fevereiro.

Fonte: G1

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.