O incêndio no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros começou no dia 5 de setembro de 2024 e o combate às chamas está sendo realizado em regime de operação contínua, com equipes atuando 24 horas por dia. Atualmente, há duas frentes principais de incêndio.

As equipes de combate estão focadas em duas frentes principais: J13 (Paralelo 14) e I16 (Simão Correa). Apesar dos esforços iniciais para controlar a frente J13, novas reignições foram relatadas devido às condições climáticas desfavoráveis. O uso de aeronaves airtractor do ICMBio tem sido essencial para proteger esta área.

A situação é mais crítica na frente I16, que está avançando para áreas de grande relevância ecológica. A partir de amanhã, a operação será reforçada com a chegada de um helicóptero, que permitirá o transporte de brigadistas para a linha de fogo, uma vez que o terreno acidentado limita a atuação das aeronaves.

Atualmente, a equipe de combate é composta por 20 brigadistas do ICMBio e 25 do PREVFOGO Ibama. As causas do incêndio ainda estão sendo investigadas.

As autoridades e brigadistas continuam a trabalhar arduamente para conter o fogo e proteger o patrimônio natural do parque. Mais informações serão divulgadas à medida que a situação evolui.

Fonte: Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *