A pirâmide mais antiga do mundo não foi feita por humanos?

Pirâmide

Recentemente noticiamos a descoberta de que uma antiga montanha na Indonésia é, na verdade, uma pirâmide, e seria a mais velha já descoberta. Desde então, arqueólogos vêm tendo diversas reações conflitantes sobre a descoberta, alguns especulam, inclusive, que a construção não poderia ter sido feita por humanos.

O IFL Science reuniu opiniões e conversou com especialistas sobre a construção batizada de Gunung Padang, que se traduzido fica algo como “Montanha da Iluminação”. De acordo com a pesquisa, a montanha teria surgido naturalmente há milhares de anos, mas foi esculpida de forma cuidadosa há cerca de 25 mil anos.

Leia mais:

Arqueólogos e a polêmica da pirâmide mais antiga do mundo

A grande polêmica em torno da construção, é que, de acordo com Lutfi Yondri, arqueólogo do BRIN em Bandung, na Indonésia, à Nature, os registros mais antigos da presença de humanos na região dão conta de que eles estiveram lá há cerca de 12 mil anos, e não pareciam ter grandes capacidades de alvenaria. 

Já o arqueólogo da Universidade de Cardiff, no Reino Unido, Flint Dibble, afirmou que o artigo usou “dados legítimos”, mas tirou conclusões injustificadas. O especialista ainda aponta alguns pontos em que a pesquisa teria tirado conclusões erradas.

De acordo com a equipe, amostras de solo ao redor das partes do monte que consideram ser a parte mais antiga da “construção” datavam de 27 mil anos. Embora isto possa ser verdade, outros arqueólogos apontam à Nature que estas amostras de solo não apresentavam sinais – como fragmentos de ossos ou carvão – que indiquem atividade humana.

Sem esses sinais, não há evidências de que humanos trabalharam na construção. Com isso, a Nature divulgou que está está investigando o artigo, mas ainda não há uma conclusão.



Fonte

Recomendado Posts

Nenhum comentário ainda, adicionar a sua voz abaixo!


Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *